quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

REUNIÃO DA ESCOLA COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS

   
         No último dia 18, a Emeb Feliciano Sales Cunha teve a primeira reunião com os pais e responsáveis em 2014, realizada no Centro Cultural "Ana Maria Ceneviva Berardo", a partir das 19:30h, quando, para grata surpresa, teve uma grande participação dos familiares que praticamente lotaram o recinto.

        Na oportunidade, a Diretora Sandra Cristal apresentou os professores presentes (alguns não podem comparecer devido lecionarem também no período noturno em outras escolas), passou a palavra também para assessora da Educação Cacilda Castro, que esteve presente, bem como para a assessora responsável pelas escolas fundamentais, Lucinéia Rodrigues Cháboli, e ao exmo. prefeito Mauro Pascoalão. 

         
    Também estavam presentes na reunião o vice-diretor Everaldo e a coordenadora Taíse.
  Após todos proferirem poucas palavras mas de muito boas-vindas a todos, foi passado no telão uma retrospectiva do que foi 2013, com aproximadamente cem fotos, onde os presentes puderam ver as principais atividades ocorridas no ano passado, desde o primeiro até o último bimestre, o que agradou a todos.


       Dando continuidade à reunião, a diretora seguiu a pauta com todos os quesitos necessário de expor aos pais e responsáveis, que também receberam uma cópia da pauta na entrada. 
     
             Nessa pauta foi falado sobre o programa da escola, materiais escolares, uniformes, disciplina, limpeza, faltas, premiação, atividades extraclasse, postura dos alunos, dos professores e funcionários da escola, foram ouvidos os pais e responsáveis, tiradas as dúvidas que assim puderam acontecer durante a reunião e convidados os pais e responsáveis a comparecerem na escola para assuntos que se prolongariam demais ou que eram mais particulares e pessoais para resolverem em reunião geral.

       Na reunião também, a diretora fez questão de esclarecer sobre comentários e colocações que surgem em redes sociais onde, por mais que tenham boas intenções de prestar serviço comunitário, informar e resolver, ao falar sobre problemas da escola, brigas e outros fatos, estão citando muitas vezes o momento que presenciaram sem conhecimento de todo o contexto e, por isso, muitas vezes, as informações podem surgir distorcidas e o que os pais e responsáveis devem fazer ao tomar conhecimento de tal assunto é nunca devem se precipitar no julgamento, devendo imediatamente procurar o único lugar que pode esclarecer e resolver realmente o que está acontecendo, que é a própria escola. Então, dentro de qualquer dúvida ou necessidade, os pais e responsáveis devem sempre procurar a direção e coordenação da escola que estarão sempre de portas abertas para avaliarem o que está acontecendo, como podem fazer o melhor e, no diálogo, chegarem sempre a uma resolução dos problemas.

       A reunião foi muito produtiva, os pais fizeram perguntas pertinentes, e em nenhum momento desviaram o foco das necessidades principais e importantes em relação aos filhos e à escola, e no final a grande maioria demonstrou ter ficado satisfeita com todos os pontos destacados na reunião.
    No final também foi sorteado um livro do médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar, psicodramatista, e palestrante brasileiro, Içami Tiba.

 O livro “Quem ama educa”, é muito propício para a ocasião, e com certeza será muito aproveitado por quem o ganhou (vide foto).





       Para finalizar, foi passado um vídeo onde ressaltava a importância dos pais saberem também dizer “não” a seus filhos na hora certa e com determinação e disciplina. A mensagem desse vídeo foi escrita e entregue a todos os pais na saída da reunião.
       No final da reunião, em entrevista a este blog, a diretora Sandra deixou claro sua satisfação com a participação e o interesse de todos os pais.
    Ela também falou como está satisfeita com a aceitação de todos em seu trabalho, onde é visível a preocupação com a segurança, limpeza e disciplina de todos na escola. Sandra disse: _”Fica claro que trabalhar com crianças e adolescentes atualmente é difícil não só na escola Feliciano, mas em praticamente todas as escolas do país. Sou professora há mais de 20 anos, e por todas as escolas que passei sempre a disciplina foi a maior dificuldade de todos. Mas nós estamos no caminho certo, estamos tendo bastante apoio dos funcionários da escola, que se revezam em todos os corredores e setores da escola, seguindo uma escala pré-determinada, controlam a entrada e saída dos alunos tanto na escola como a circulação dos mesmos dentro da escola. Os professores também estão vestindo a camisa da escola, sempre em contato com a direção e coordenação para informarem problemas e dificuldades em sala de aula, e a direção e coordenação está sempre atenta para não deixar nada sem resolução. Sabemos que existem imprevistos, momentos que até parecem querer fugir do nosso controle, mas temos capaciade e determinação para enfrentá-los quando surgirem, e, com certeza, o resultado final sempre é positivo.
       É claro que existem fatos que são solucionados de imediato, outros são preciso chamar pais e responsáveis, sentar, conversar, avaliar, mas nunca ficamos omissos ou deixamos “prá lá”. Para isso é preciso que pais e responsáveis também levantem essa bandeira de acompanhar seus filhos dia após dia em casa, orientando, conversando, estudando junto, acompanhando suas tarefas, pesquisando sobre seus comportamentos na escola, enfim, serem sempre participativos, pois isso faz a diferença no aproveitamento do aluno na escola. "


   Sandra completou:  _"Colocamos também um balcão na entrada da escola (vide foto acima), o que aumentou ainda mais nossa segurança, privacidade e o controle de entrada e saída de qualquer pessoa por ali, algo que ficava difícil com toda a frente da escola aberta. Estamos procurando renovar, mantendo o que já está bom e também estamos abertos à sugestões e críticas construtivas. Acredito que todos saibam que realmente queremos o melhor para os alunos e para a escola, mas precisamos muito do apoio de todos, e só assim conseguiremos caminhar ao longo do ano com a maior produtividade possível. Na escola todos estão fazendo sua parte, em casa os pais e familiares também devem acompanhar, conversar com os filhos, cobrar a disciplina deles, elogiar seus progressos, compreender suas dificuldades, enfim, caminhar juntos, serem presentes, e assim a educação só tende a melhorar".  

Confira aqui, todas as fotos da reunião: F O T O S

Nenhum comentário: