domingo, 3 de março de 2013

SAUDAÇÕES...




Olá, amigos, estudantes, familiares, professores, colaboradores, funcionários e visitantes em geral; sejam todos  bem-vindos (ou seria "benvindos"?), (ou então: "bem vindos"?)... 

Quando acessamos redes sociais, aplicativos de bate-papos ou outras opções virtuais, é claro que já ficou "de praxe" abreviações, gírias, palavras criadas para este mundo tecnológico e virtual, mas que, de um modo geral, acabam por cair no vocabulário pessoal cotidianamente, na boca e na ponta do lápis, erroneamente.

Com esta avaliativa, já vínhamos postando, em nosso perfil do "facebook", algumas sugestões e orientações para uma escrita mais objetiva e correta. Não queremos tirar de ninguém o gosto por abreviar, simplificar, utilizar gírias ou palavras que se tornaram características do grupo virtual ao qual todos já fazemos parte, independente da frequência que a utilizemos, mas queremos colaborar para nunca abandonemos a norma culta, a escrita correta -  seja ela gramatical ou ortográfica -  afinal, é essa forma correta que nos abre portas para o mercado de trabalho, para as oportunidades da vida ou outras oportunidades de estudo; para um bom relacionamento, uma boa comunicação, permitindo que expressemos e recebamos informações inteligíveis a todos, uns dos outros.
 Queremos que esta nova ferramenta virtual aproxime um pouco mais a todos de nossa escola, seja em busca de conhecimento, curiosidade, amizade ou até mesmo simplesmente para uma visita.  Por isso, mesmo que virtualmente, caríssimos visitantes, sintam-se realmente adentrando em nossa escola, sendo bem recebidos, se acomodando e tendo um agradável bate papo com professores, direção, coordenação, com os amigos funcionários, com colegas de classe e todos que fazem parte de nosso trabalho educacional, afinal, todos poderão colaborar para as postagens deste blog.
 Para colaborar com este blog e até para sentir que faz parte dele, envie sugestões, tire dúvidas, colabore com o seu e o nosso conhecimento, desperte curiosidades e, juntos, vamos todos torná-lo tradicional e participativo em nossa comunidade e, "por que não?', em lugares mais distantes.  Ao mesmo tempo que colaboramos para esse objetivo, poderemos também conhecer melhor nossa “Nova Ortografia da Língua Portuguesa” (se bem que já não devemos mais chamá-la de Nova Ortografia - embora todos os dias tenhamos coisas novas para aprender - pois o mais plausível é, com certeza, dizermos "Nossa Ortografia da Língua Portuguesa").
 "Nossa", porque nós a utilizamos,  e, da "Língua Portuguesa", porque esse é nosso idioma, nossa referência, nossa realidade, e aqui vamos navegar por aprendizados que nos ensinarão a ter uma nova postura diante dessa cultura que necessitamos dela todos os dias, para não dizer a todo instante. E com a colaboração de todos, criamos este blog carinhosa e sugestivamente chamado de: "NOSSA ESCOLA FELICIANO SALES CUNHA"! 
É claro, também, que numa escola não aprendemos somente a Língua Portuguesa como disciplina, pois temos também Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes, entre tantas outras possíveis ao longo de muitos e muitos anos de estudo, mas, "por que" então estamos focando na Língua Portuguesa?
Porque ela é a porta para todas as demais disciplinas e, desenvolvendo bem nesse quesito, certamente teremos um melhor aproveitamento em todas as outras, afinal, para ter acesso a qualquer outra disciplina, é preciso ler, escrever, ouvir, interpretar ... e aqui aparece a "Nossa Ortografia da Língua Portuguesa". 
Queremos também lembrar que, todas as informações postadas aqui no blog, quando forem pesquisadas em outros "sites", livros, ou jornais, sempre serão citadas as fontes de pesquisa; e quando algum professor ou outro colaborador nos passar a informação, citaremos o autor da mesma.
Com o tempo nosso blog irá formando sua característica própria, seu modelo, seu layout, enfim, sua personalidade, por isso, repetimos, sejam todos .......
 (  ) bem vindos?   (  ) benvindos?    (   ) bem-vindos?


PARA PARTICIPAR COM SUGESTÕES, OU TIRAR DÚVIDAS, OU ALGUNS EXEMPLOS, OU OUTRAS POSSIBILIDADES NECESSÁRIAS, ENVIE UM E-MAIL PARA: emebfelicianosalescunha@gmail.com E ENTRAREMOS EM CONTATO, RESPONDEREMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL E, QUANDO FOR O CASO, POSTAREMOS TAMBÉM NESTE BLOG.

Naveguem à vontade. 

Professor Valdinei

Nenhum comentário: