quinta-feira, 9 de maio de 2013

POR QUE "ARTE" NA "SALA DE INFORMÁTICA"?



Quando falamos em “informática”, pensamos logo em “computador”, “internet”, “notebook”, “celular”, e outros semelhantes. Não está errado, principalmente quando dizemos isso numa escola, referindo-se ao laboratório de informática, onde os alunos pensam em “games”, “redes sociais”, “filmes”, “música” e outros. 
Então, como se explica uma exposição de artes, homenageando às mães, e, principalmente, dentro da sala de informática
É simples: precisamos compreender que, a informática, é importante para nossa vida, porém, não podemos colocar nela todas as nossas oportunidades e necessidades de um futuro melhor. 
A ideia principal deste projeto é: “desligar o computador e abrir os olhos para a arte!”  Desligarmos a máquina pode propiciar ligarmos a sensibilidade. 
Mesmo assim, a informática não está indiferente a esta “arte”, pelo contrário, pois foi por meio dela que conhecemos a arte (em pesquisas), entrevistamos a artista plástica que irá expor seus trabalhos, (entrevista disponível no blog da escola), utilizamos o computador para digitar as mensagens, imprimir homenagens, convites, criar alguns destes cartazes, explicar o que é arte, e até mesmo para conversarmos, divulgarmos o evento e compartilharmos com quem se interessou utilizando os e-mails e redes sociais (facebook), nosso blog que divulga esta crônica, e que a tecnologia oferece. Enfim, se a informática, “aparentemente”, ficará  desligada por uma semana, ela já fez sua parte para que esta exposição acontecesse. E quando a exposição encerrar, a informática volta ao seu trabalho para divulgar os resultados de tudo o que aconteceu. 
Resumindo, a principal mensagem neste trabalho é que a informática é importante, mas na hora certa, fazendo seu papel necessário e até proporcionando alguns momentos de lazer, mas sempre de maneira equilibrada e dando espaço a outros eventos que não nos deixem perder a sensibilidade e o contato pessoal, algo que o virtual jamais poderá substituir.


Professor Valdinei




Nenhum comentário: