terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: "Mamãe, fiz arte! - EXPOSIÇÃO DE ARTES NA INFORMÁTICA EM HOMENAGEM ÀS MÃES!"


elaborado por: Valdinei Fernandes
JUSTIFICATIVA:


A expressão artística é considerada uma atividade que atribui sentido às sensações, sentimentos, imaginação, pensamentos, espírito crítico, criatividade, sensibilidade e a realidade através de formas, linhas, cor, luz e até som, seja na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, no artesanato e também na música.
O contato com a arte proporciona, a quem a cria ou prestigia, tornar-se participante da sociedade, onde cria, pensa, sente, expressa suas ideias através da linguagem oral, escrita, desenho, pintura, música, e, na atualidade, utiliza também as tecnologias, como por exemplo, o computador.
 Considerando que, atualmente, grande parte das crianças e adolescentes em idade escolar, especificamente nas escolas públicas, pouco ou quase nenhum contato têm com obras de arte, não reconhecem trabalhos e artistas, não visitam exposições, não assistem programas de TV ou internet que divulguem o tema, nem conhecem artistas da própria região que desenvolvem trabalhos semelhantes, principalmente neste século em que vivemos, onde a informática passou a ser um dos principais atrativos em grande parte do tempo livre de elevada porcentagem de crianças e adolescentes, a arte, propriamente dita, não encontra espaço na vida dos que, na frente de um computador, extrapolam limites de quando começar e quando parar para realizarem ou se interessarem por outras atividades ou temas.
  Isto se justifica pelo fato de que, atualmente, quando se ouve o termo “informática”, pensa-se logo em “computador”, “internet”, “notebook”, “celular”, e outros semelhantes. Não está errado, principalmente quando dito dentro de uma escola, referindo-se ao laboratório de informática, onde os alunos imediatamente associam a “games”, “redes sociais”, “filmes”, “músicas” e outros. 
É preciso, entanto, levar os alunos – crianças e adolescentes, principalmente – a perceberem que a informática é importante para a vida do ser humano, porém, sem colocar nela todas as oportunidades e necessidades de um futuro melhor, ou seja, estabelecer limites, regras para o uso consciente e produtivo. 
É possível mostrar que a informática não é indiferente, entre tantos outros temas, à “arte”.
Concluindo, a principal justificativa deste projeto é deixar claro que a informática é importante, mas na hora certa, fazendo seu papel necessário e até proporcionando alguns momentos de lazer, mas sempre de maneira equilibrada e dando espaço a outros eventos que não nos deixem perder a sensibilidade e o contato pessoal, algo que o virtual jamais poderá substituir. E o que melhor para despertar a sensibilidade de crianças, adolescentes e adultos que estão próximos dos mesmos do que uma bem planejada e organizada exposição de artes?


PÚBLICO ALVO:


Alunos do 6º ao 9º ano (5ª à 8ª série) da EMEB FELICIANO SALES CUNHA, com convite estendido às mães, responsáveis, amigos e familiares, além dos funcionários, professores, direção e coordenação da escola e outros convidados da comunidade.


CARGA HORÁRIA:


- 50 horas (de 13 de maio de 2013 à 17 de maio de 2013, das 07:30h às 17:30h)

OBS.: todas as fotos a seguir, foram tiradas durante a realização do projeto.





OBJETIVO


·     Adqui

rir  ·Adquirir conhecimento sobre diferentes manifestações artísticas, entre elas, pintura em tela, desenho a mão livre, artesanatos com “biscuit”, massa de modelar, pintura em tecido, tear, utilizando também recursos multimídia, como slides de obras artísticas e músicas que induzem à reflexão num ambiente tranquilo para isso.
·     Despertar, nos envolvidos, um sentimento positivo, influente e determinante, que os leve a refletir e reconhecer esse lado sensível exposto em obras de arte.
·     Despertar uma atitude de equilíbrio ao desligar o computador durante todo período de desenvolvimento do projeto para abrir os olhos para a arte. (Desligar a máquina propicia despertar a sensibilidade).
·     Despertar um espírito contemplativo, observador e crítico nas crianças e adolescentes bem como nos adultos que passarem pelo projeto por meio de obras de arte, artesanatos e textos reflexivos expostos no local.
·     Despertar em cada um a capacidade de reconhecer informações não convencionais (diferente das comumente usadas em sala de aula), bem como interpretá-las, despertar o senso crítico e conseguir retransmiti-las, enriquecendo a capacidade de comunicação, aguçando a curiosidade, ativando a criatividade e estimulando a sensibilidade.
·     Estimular os envolvidos a desenvolverem um diálogo com a utilização do que puderam captar conforme as mensagens transmitidas pelas obras e trabalhos expostos, levando-os a reconhecerem o prazer de observar, refletir, se envolver e divulgar o que viram e gostaram. 



CONTEÚDO (Recursos):

·     Laboratório de informática da escola (O laboratório de informática justifica-se para desenvolver este projeto com exposição de obras de arte justamente por ter, como objetivo principal, a intenção de mostrar que a informática é importante com limites e regras e que a mesma pode ser utilizada conjuntamente a outras atividades).

·     Quadros ou outros trabalhos de arte solicitados junto a artistas plásticos da região, sendo preferencialmente da própria cidade;
·     Desenhos artísticos feitos à mão livre em diversas técnicas (caneta, giz, lápis), sendo caricaturas, retratos falados e outros.
·     Artesanatos ou outros trabalhos que expressem arte ou habilidade manual para manufaturá-las.
·     Computador, projetor, lousa digital e caixa de som para apresentar slides com diversas obras de arte durante a exposição e reproduzir música ambiente para favorecer a observação em clima tranquilo.
·     Caderno (ou livro) de presença para assinatura de todos que visitarem a exposição.

METODOLOGIA:

·     Definir uma data para exposição de artes na sala de informática, elaborando, para isso, convites contendo data, horário, evento e convidados. (Este projeto foi realizado de 13 à 17 de maio/2013, das 07:30h às 17:30h)

·     Preparar, no laboratório de informática, um espaço para expor quadros artísticos, artesanatos, pintura em cartolina, entre outras obras de arte possíveis.
·     Preparar, na exposição, um ambiente agradável com iluminação suave, fundo musical propício para uma exposição, cartazes boas vindas, de agradecimentos, “lembrancinhas” para entregar aos visitantes, especialmente às mães, que são as homenageadas do projeto.
·     Durante o período estipulado para a exposição, criar um cronograma para estender a visitação aos alunos da escola, aos funcionários, professores, ao mesmo tempo em que esteja sempre preparado para acolher aos pais, responsáveis e amigos que vierem visitar a mesma.
·     Na entrada da exposição, colocar um cartaz (de cabeça para baixo) para estimular a curiosidade. Nesse cartaz está escrito: "SE COMEÇOU A LER ESTA MENSAGEM, PARABÉNS... SINAL QUE SUA PERCEPÇÃO ESTÁ ATIVA... SUA SENSIBILIDADE ESTÁ VIVA... SUA CURIOSIDADE ESTÁ AGUÇADA! NEM SEMPRE O MUNDO NOS FALA DE MANEIRAS CONVENCIONAIS! SEJA BEM-VINDO, ENTÃO!"
·     Na saída da exposição, colocar um cartaz com os seguintes dizeres: "VOCÊ QUER VER A MAIS PERFEITA OBRA DE TODAS? ELA ESTÁ ATRÁS DESTA FOLHA! LEVANTE A FOLHA LEVEMENTE E APRECIE ESTA PERFEIÇÃO!" (ao levantar a folha, haverá um espelho onde refletirá o rosto de quem leu a mensagem.


AVALIAÇÃO

Observar o interesse das crianças e adolescentes envolvidos, observar a repercussão junto aos pais, responsáveis e amigos que visitaram, verificando onde destacaram os pontos positivos e negativos do evento.
Avaliar, diante do comportamento de cada um que visitou o evento, principalmente dos alunos, como foi a reação de todos diante das obras de arte e artesanatos, levando sempre em consideração a particularidade de cada um e abrindo espaço para que possam também expor suas preferências e suas dificuldades de interpretação dos quadros, valorizando a conduta crítica de todos, levando-os a reconhecerem a importância da crítica construtiva.
Observar, no quesito da sensibilidade, se o objetivo foi atingido, se, durante a visitação, as crianças e os adolescentes, bem como as mães e demais amigos e familiares demonstraram emoções diversas diante do que foi apresentado.


 ----------------------------------------------------------------------------------------

                                                                                                                                                   RELATÓRIO FINAL SOBRE O PROJETO, APÓS SUA REALIZAÇÃO

O projeto “Mamãe, fiz arte! - EXPOSIÇÃO DE ARTES NA INFORMÁTICA EM HOMENAGEM ÀS MÃES”, atingiu expressivamente o objetivo de despertar a sensibilidade nos alunos, crianças e adolescentes, assim como seus familiares, além dos professores, funcionários e autoridades que visitaram a exposição. Houve uma repercussão muito positiva, percebida nos comentários e nas reações de todos, avaliadas desde os primeiros momentos da visitação, e que se estendeu de forma crescente até o final do mesmo.
Em relação às mães e familiares que visitaram a exposição, todos souberam apreciar o momento, observar e admirar as obras e artesanatos expostos, bem como mensagens de boas-vindas e despedidas colocadas em pontos estratégicos da sala. Foi praticamente unânime a declaração de paz e tranquilidade que sentiram durante a visitação, levados pela beleza dos quadros e suavidade da música ambiente, bem como da luminosidade amena deixada para propiciar esse clima.
Quanto aos alunos, desde o momento em que recebiam minha visita na sala de aula, quando eram orientados a se portarem com postura observadora e tranquila dentro da sala, por se tratarem de obras de arte de pessoas alheias, e que as mesmas deveriam ser cuidadas zelosamente, bem como transmitir mensagens à nossa imaginação, os mesmos entravam na sala realmente curiosos, entusiasmados mas sempre numa postura de verdadeiros apreciadores de obras de arte, mesmo aqueles que declaradamente diziam nunca terem visto trabalhos semelhantes.
A mesma reação grata e serena se fez presente nos funcionários e professores que visitaram a exposição. Ficou claro que todos se sentiram bem, julgaram o ambiente agradável e partiram com desejo de "querer mais". 
As autoridades que visitaram a exposição, entre elas o Prefeito do Município, o Vice-Prefeito, a assessora da Educação e um Deputado Estadual, reconheceram a importância do projeto, parabenizaram o professor idealizador e também manifestaram sensibilidade ao apreciar as obras e sentirem o ambiente acolhedor e sereno preparado na sala. 
Resumindo toda esta avaliação, quero partilhar aqui algumas expressões que nasceram em frases de alunos, familiares, funcionários e professores durante a exposição, que foram anotadas para serem transcritas aqui como prova do aproveitamento positivo e do objetivo alcançado. 


Acompanhem, a seguir, algumas dessas manifestações positivas e gratificantes, que se tornam, aqui, a maior declaração de sucesso deste projeto:




Aluno da sexta série: "_achei muito legal a exposição de arte na escola Feliciano em homenagem as mães.deveria ter mais exposições na escola".

Ex-aluna da escola, agora cursando o Ensino Médio: "_ficou tudo muito lindo! Nunca vi algo assim em nenhuma outra escola que conheço."

Mãe de aluno da 7ª série: "_É a família interagindo com a escola!"

Professora da escola:  "_Essas obras são excelentes. Parabéns aos artistas e a professora de todos. Parabéns ao idealizador do projeto pelo trabalho. Dá pra perceber que tudo foi feito com muito amor!”

Amiga que visitou a exposição:  "_Só tenho a agradecer pela acolhida ao visitar à exposição na Escola Feliciano. Parabéns pela iniciativa, pois muito mais do que a beleza da mesma e da ambientação do local, foi o desafio e a coragem de educar por meio da arte, da sensibilidade do olhar. Deus os abençoe!"

Amiga da escola:  "_Muito linda exposição. Vi pela internet, mas amanhã quero ver de perto. Amo quadros. Parabéns pelo projeto."

Aluna da 6ª série:  “_Nunca vi coisa igual. Todos ficaram legal demais.”

Aluno do 6º ano:  “_Mais que liiiindo. Deu até vontade de ficar aqui!”

Mãe de aluno da 8ª série:  “_Muito lindo e emocionante. Parabéns a todos que nos proporcionaram isso."

Amigo virtual em rede social(1): “PARABÉNS!! PROFESSOR, pela bela e criativa iniciativa!!

Amigo virtual em rede social(2): “Que imagem rara e bonita: alunos apreciando ........”

Amigo virtual em rede social(3): “A Arte que transforma o ser humano.........”

Amigo virtual em rede social(4): Que exposição linda! Dá gosto de ver.

Mãe de aluno do 6º ano: “Já elevou minha manhã”.

Mãe de aluno da 8ª série:  “Esta exposição eleva a alma.”

Mãe de aluno da 7ª série:   “Nossa.. eu realmente viajei”.

Irmã Religiosa que também visitou a exposição: “As crianças se comportam aqui dentro por se  trabalhar a questão disciplinar de uma forma poética, fazendo-as perceberem que, seguir as regras propicia-as a apreciarem melhor.”



Amigos virtuais, mas que visitaram a exposição pessoalmente:  “Parabéns, Prof. Valdinei! Visitamos a exposição e passamos momentos maravilhosos!

Vários alunos e demais visitantes concluíram a visita, entre outras,  com estas frase:  “Não dá nem vontade de sair daqui”; ou  “Eu estava precisando disso”; ou “Que paz que é ver estes quadros”. 



Finalizando, em aproximadamente 50 horas de funcionamento, a exposição recebeu a visitação de 78 mães, 27 professores, 11 funcionários da escola (inspetores de alunos, secretaria, limpeza), 11 autoridades (direção e coordenação da escola, o prefeito Maurinho Pascoalão, o vice-prefeito Toninho Menuci, o Deputado Estadual Orlando Bolçone, a assessora da educação e vereadores do município), 29 amigos da escola (incluindo ex-alunos) e  707 alunos das 26 classes da escola (13 do período da manhã e 13 da tarde), totalizando, no livro de presença da exposição, 863 assinaturas.   
da esquerda para a direita:
Marron, Prefeito Maurinho, professor Valdinei, vice-diretora Sandra,
Deputado Estadual Orlando Bolçone, Vereador Gilmar

Professor Valdinei, idealizador do projeto.




Algumas das mães e familiares que visitaram a exposição.


Visão geral do laboratório de informática com as obras
expostas e a lousa digital e o projetor ligados.
Visão geral do laboratório de informática com as obras expostas,
os desenhos feitos à mão livre sobre a mesa e a mesa de artesanatos (à direita)








4 comentários:

Unknown disse...

mARAVILHOSO... Como eu gostaria de ter visitado pessoalmente. Pena que não pude mas fico viajando toda vez que vejo estas fotos. Parabéns professor Valdinei. Parabéns escola Feliciano

Anônimo disse...

Amei este trabalho, gostei de ver, gostei de participar. parabéns, Valdinei, você me surpreende sempre que faz alguma coisa em relação à educação. Que saudades de você aqui no Raul.

sandra cristal disse...

pessoas com essa inciativa estão em falta nos nossos dias, parabéns Valdinei e conte comigo no que precisar...que este tipo de trabalho se multiplique durante a nossa gestão. Abraços
Sandra cristal

Professor Luiz disse...

Sempre gostei de acessar blogs de escolas. Nos "aparentemente" mais simples encontramos os mais "surpreendentes" sucessos. Este da exposição para trabalhar a sensibilidade de todos foi simplesmente notável. Creio que deva ser difícil, mas percebo que temos duas opções: achar difícil ou enfrentar. Vocês enfrentaram e fizeram. Parabéns, escola Feliciano, Parabéns, professor Valdinei. Sou professor de história, e vou lhe enviar por e-mail algumas pequenas coisas que fiz aqui onde trabalho. Abraços

Luiz Carlos