quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

EDITORIAL

          Saudações, amigos e amigas deste blog, desta escola. Sou o professor Valdinei Fernandes, um dos professores de informática aqui na Emeb Feliciano Sales Cunha. Sou eu quem criou e que administro este blog, porém é importante que fique bem claro que "este blog é de todos aqui da escola. É de todos os professores, alunos, direção, coordenação, amigos, equipe de apoio, enfim, todos que acreditam no trabalho realizado por esta escola, querem somar-se a ele e, além disso, acreditam na EDUCAÇÃO. Qualquer um que desejar tem direito de enviar notícias, eventos, fotos, artigos, projetos e se tornar parceiro e colaborador do blog. Mesmo que distantes, fisicamente falando, virtualmente estamos todos conectados, sejamos redatores, editores ou apenas leitores. É muito bom estarmos juntos nesta ferramenta multidisciplinar, então, participe conosco, utilize em suas aulas, interaja, comente, partilhe, compartilhe, curta, envie sugestões ... Unidos vamos longe.
          Também, antes de prestigiarem outros artigos de nosso editorial, gostaria de esclarecer que "editoriais" são textos de um jornal, de um meio de comunicação, seja ele falado, escrito, transmitido virtualmente pela internet, via rádio ou TV, onde seu conteúdo expresse a opinião da empresa, da instituição, da direção ou da equipe de redação, "sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade"
          Toda notícia deve ser imparcial, porém, o "editorial" é o espaço para o jornalista, o redator, o editor e escritor expressar sua "opinião própria". E essa "opinião própria" pode ser "parcial" no "editorial", justamente por trazer a assinatura do jornal, do site, do jornalista, do editor, do redator. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
          Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular, pois representam o que podemos chamar de "opinião do jornal".
          Aqui, no blog da escola, no editorial você encontrará a opinião de quem escreve, por isso a maioria dos artigos virá assinada por quem escreveu, atenciosamente para não envolver em uma opinião própria os colegas que não concordem com a mesma. 

          Porém, nossa opinião não será expressada exclusivamente nos editoriais, mas também na forma como organizamos os assuntos publicados aqui no blog, pela qualidade e quantidade que atribuirmos a cada fato divulgado, cada foto postada, cada história contada e cada evento compartilhado, mas o editorial será sempre mais direto em sua expressividade. 
      Obrigado a todos, até aqui, e não deixem de prestigiar todos nossos editoriais diretamente no link EDITORIAL.
Valdinei Fernandes

Nenhum comentário: