quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ESCOLA FELICIANO, DE PERFIL PARA PÁGINA (FAN PAGE)

           

          Como já é de conhecimento de todos que são nossos amigos virtuais, no dia 26/01/2014, nosso perfil no facebook deixará de existir, pois a partir de 27/01/2014 teremos somente nossa página, que já está no ar. 

          Desde o dia que divulgamos aqui que o perfil no Facebook da escola Feliciano está com os dias contados, recebemos diversos e-mails, mensagens no face e até telefonemas, além de alguns que nos procuraram pessoalmente preocupados que algo estivesse ocorrido para acarretar isso. Esclarecemos que não existe nenhum motivo de força maior, tratando-se apenas de uma conscientização que esse será o melhor caminho para trabalhar com essa rede social. 

          Para esclarecer o real motivo, começamos dizendo que sabemos que, definitivamente, facebook ainda é febre no Brasil, e uma escola, uma empresa, até mesmo comunidades e grupos religiosos não podem ficar de fora para acompanhar esse meio de interação virtual entre todos, e que acaba levando informações reais quando se tem boa intenção. O que está ocorrendo é simplesmente que estaremos desativando o perfil da Escola Feliciano e criando uma página (ou fan Page) no lugar por entendermos que é o mais viável por se tratar de uma instituição educacional.

          Vamos explicar porque será melhor uma página (ou fan page) ao invés de um perfil:

Barreiras legais

          O Facebook deixa claro em seus termos de serviço (disponíveis no próprio perfil, que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil que não seja pessoal pode estar ferindo os termos de serviço se for interpretado detalhada e minuciosamente, e pode ser removido a qualquer momento. 

            Com certeza não seria nada legal para uma empresa, uma escola, uma igreja, uma instituição ou similares, conquistar uma base de amigos e depois perder isso. Sabemos que isso dificilmente ocorrerá, mas existem mais motivos. 
Limite de conexões

          Os perfis possuem um limite máximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. Tomando como base a escola, em um ano de perfil, ultrapassamos 2.200 amigos, e como todo ano recebemos alunos novos, isso representará amigos novos (bem como seus pais e familiares podem também buscarem esse contato virtual), e rapidamente podemos esgotar esse número.
          As páginas de empresas (fan pages) não possuem nenhuma restrição no número de fãs. Podem ver que existem páginas com mais de milhões de “curtir”.
Uso de mensagens

          Utilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos.
        Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez, e isso pode ser interessante no caso de divulgarmos notícias e até mesmo enviarmos comunicados a todos que tiverem curtido nossa página.
Análise de dados

          Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos, quantas pessoas estão falando sobre a postagem).
         Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil e tornam-se essenciais para quem tem uma página e quer saber o que é melhor postar.
Não é possível enviar solicitação de amizade (isso é negativo?)

          Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”. Se o usuário não clicar em “curtir”, não podemos nem enviar solicitação de amizade para estimulá-lo. Mas aqui não existe inconveniente, afinal, quem tem interesse pelos acontecimentos da escola, certamente irá “curtir”, e quem não se interessar em curtir, provavelmente também não aceitaria o contato como “amigo”.
         Finalizando, colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil para uma instituição educacional, além de que fica mais fácil administrar as postagens e pode ter mais de um administrador, cada um acessando de seu face pessoal, como exemplo, a direção, a coordenação, alguns professores, sem ser necessário utilizarem uma senha e login em comum.
        Já fomos informados que o Facebook possui uma ferramenta que converte perfis em páginas, mas não nos atentamos para isso porque queremos recomeçar com cautela, passo a passo, tendo controle sobre cada foto e artigo postado, curtido, comentado e compartilhado na nova página. As fotos de nosso perfil não ficarão perdidas, pois praticamente todas se encontram nas postagens em forma de notícia de nosso blog e todas estão salvas na escola para serem reutilizadas sempre que preciso for.
           Sejam todos bem-vindos a esta nova fan Page. Para curtir, basta clicar aqui na: página da escola no facebook

Nenhum comentário: