segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Língua Portuguesa (iniciais em maiúscula ou não?)



LINGUA PORTUGUESA, se escreve com as iniciais em maiúsculo, em minúsculo ou ambas estão corretas? 

Língua Portuguesa, assim como algumas outras palavras que poderemos conhecer, aceitam tanto iniciações com letras maiúsculas como minúsculas.

 Veja-as a seguir:

1) Nas formas de tratamento de cortesias, expressões de reverência, títulos honoríficos e palavras sagradas, estas opcionalmente também com maiúscula. Exemplos: doutor, bacharel, cardeal, santa Maria, entre outros.

2) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas, opcionalmente, também com maiúscula. Exemplos:português, Matemática, línguas e literaturas modernas, entre outros.

3) Em palavras usadas com reverência, palácios ou que denota hierarquia e nomes de ruas. Exemplos: rua ou Rua da Liberdade, igreja ou Igreja do Bonfim, palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha, entre outros.
No Novo Acordo Ortográfico, a letra maiúscula também pode ser empregada para dar destaque às sentenças que se desejar, tal como ocorre em nomes de filmes, livros e títulos de artigos e afins.
----------------------------------------
Fonte desta resposta:
 ----------------------------------------

Então, como podemos perceber, ao se escrever "língua portuguesa", podemos fazê-lo utilizando suas iniciais em maiúsculas ou minúsculas, pois ambas estarão corretas de acordo com no Novo acordo Ortográfico.  A não ser que a palavra seja a primeira da frase, então, nesse caso, a primeira palavra deve sempre vir em maiúscula. 

Vejam os exemplos abaixo, pois todos estão corretos:

_ Em língua portuguesa eu estudei as palavras que se escrevem com "ss".

_ Em Língua Portuguesa eu estudei as palavras que se escrevem com ""SS"

_ Língua portuguesa é uma disciplina que me agrada muito.

- Língua Portuguesa é uma disciplina que me agrada muito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quanto mais culta é uma palavra, maior a probabilidade que ela tenha migrado do latim para o português.

Anônimo disse...

Que merda de explicação, não entendi nada, afinal em que casos deve-se ou não fazer uso de maiúscula

Anônimo disse...

Isso sim, é uma explicação: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica139.html

Caso particular de uso das letras maiúsculas

De acordo com a norma ortográfica brasileira, os nomes das ciências e das disciplinas escolares ou acadêmicas devem ser escritos com iniciais maiúsculas. Assim, Filosofia, Fonética, Geografia, História, Linguagem, Lingüística, Matemática, Psicologia, Semântica.

Evidentemente, quando apresentam sentido genérico, sem referência a área do conhecimento, tais nomes são escritos com inicial minúscula, como em “Qual é a filosofia do grupo?”, “Nunca ouvi essa história”, “O livro é escrito em linguagem rebuscada”, “É preciso ter psicologia para lidar com a situação”.

Quando funcionam como adjetivos, as iniciais também são minúsculas: “análise fonética”, “teoria lingüística”, “fórmula matemática”, “questão semântica”, etc.

Língua Portuguesa e Português são escritos com iniciais maiúsculas quando se referem a disciplinas, como em “Lázaro é professor de Língua Portuguesa” e “Vanessa precisa melhorar as notas de Português”. Quando designam idioma, são grafados com iniciais minúsculas. Desse modo, “Rosilma é estudiosa da língua portuguesa” e “Ken já entende bem o português”. Português pode ainda se classificar como adjetivo, situação em que igualmente se escreve com inicial minúscula, exceto se iniciar frase: “O vinho português que tomamos é de ótima qualidade” e “Português é o azeite que uso”.