quinta-feira, 9 de abril de 2015

IMPORTANTE A SABER SOBRE A DENGUE

                                                                                                                Por: Valdinei Fernandes



Já falamos diversas vezes sobre os cuidados necessários para evitarmos a dengue e lutarmos para a eliminação desse “mosquitinho” mortal.  
Infelizmente, durante toda essa batalha, muitas pessoas são acometidas desse vírus. Então, é preciso se cuidar com seriedade.
  Primeira coisa, suspeitando estar com dengue, procure um médico para as orientações e os atendimentos necessários.
 Em seguida, assim que voltar para casa, comece uma  rotina de cuidados especiais que devem ser levados muito a sério. 

Provavelmente serão de 7 a 10 dias de repouso, podendo chegar a duas semanas na cama, dependendo de como seu organismo irá reagir. 
É preciso paciência e seguir à risca tudo o que o médico orientou. Também, nesse  período de recuperação, deverá beber o máximo de água possível, e remédios para reduzir a febre, sempre que necessário, conforme orientação médica
A água recomendada é de pelo menos um copo de água a cada meia hora
A necessidade da água é porque o vírus da dengue, quando seu organismo começa a reagir, ele busca locais de melhor condições para sobreviver, e o rim, o fígado, são locais preferidos. A água ajudará a eliminá-lo o quanto antes. Porém, esse “o quanto antes” demora um pouco, principalmente por causa dos sintomas, que são dores na cabeça, atrás dos olhos, nas juntas, dores abdominais, febre, entre outros sintomas que poderão surgir, como vômitos, zonzeira, náuseas e até diarreia. Além do remédio recomendado pelo médico, para reduzir a febre, faça compressas de água fria na testa.
Beba um chá de limão,  muito suco de laranja natural, sem açúcar, também beba suco de acerola. 
Durante esse tempo, prefira caldos e sopas em vez de alimentos sólidos, mas sempre se hidrate.

Se ainda assim não houver melhora ou acontecer alguma outra complicação, como piorar a febre, ou não diminuir com os remédios receitados, houver algum sangramento ou qualquer outro sintoma que persista de forma exagerada ou duradoura, procure novamente um médico e relate tudo.
 Porém, não se esqueça, melhor do que ter de se cuidar assim é a “precaução” no que diz respeito à dengue, é prevenir, eliminar locais possíveis de focos, fazer sua parte e procurar conscientizar os outros.
 Tome os devidos cuidados para não deixar água parada e destampada em casa, ou no quintal, que pode tornar-se ambiente propício para a propagação do mosquito, além de todos os outros cuidados dos quais sempre somos informados.

Vacina por enquanto não existe, pois para uma vacina eficaz  para ter os anticorpos necessários afim de impedir o desenvolvimento da doença, são necessários desenvolvimento de pesquisa para os quatro tipos de vírus que a dengue transmite.
Sabemos que o mosquito da dengue pica até por cima da roupa, mas roupas de manga comprida, e calças, por exemplo, quando andamos por locais de possível infestação podem impedir algum contato mais rápido, principalmente quando só estamos passando pelo local. 

Podemos também, para prevenir-se ainda mais, comprar  inseticidas que matam o mosquito, e aplicá-lo em casa  e também nos arredores, sempre atentos  às informações sobre os cuidados com o veneno contidos nos próprios aerosóis.

A dengue implica em cuidados especiais, pois pode até provocar a morte, então, o melhor para todos serão os cuidados e a ação necessária para eliminá-la de nosso meio. Mas isso é um trabalho de longo prazo, não podemos esmorecer, não desistir nunca e estar atentos sempre.
Este ano, a epidemia se alastrou por muitas cidades, principalmente no Estado de São Paulo, incluindo muitas cidades de nossa região.
Vamos fazer nossa parte para amenizar esse mal, afinal, não podemos deixar tudo por conta das autoridades. Também somos responsáveis por nossa saúde.

Nenhum comentário: