segunda-feira, 27 de maio de 2013

ORAÇÃO POR MINHA ESCOLA


Senhor, humilde mas confiantemente, Te entrego aqui, minha oração. Oração pela minha escola.   Sei que esta escola, que aprendi amar, tem muitos defeitos, afinal, ela é composta de seres humanos, e nós somos falíveis. E também o espaço físico, o material que a compõe, enfim, tudo é passível de falhas, como tudo nesta vida.

Peço, Senhor, por esses problemas, que eles possam ser solucionados. Sei que quando alguns forem solucionados, surgirão outros; sei que a cada novo dia surgirá uma nova preocupação. Sei que a vida é assim.
Senhor, neste sagrado espaço onde tenho a oportunidade de aprender ou ensinar, partilhar, enfim, convivem muitas pessoas: alunos, professores, funcionários, diretores, coordenadores, amigos, pais e responsáveis; e todas pessoas com muitas diferenças. Então peço que abençoe a cada um de nós.
Os estudantes vêm de famílias diversas e carregam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. Todos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura.
Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Uns não tão jovens. Outros mais velhos. Alguns bem experientes e dinâmicos. Outros também experientes, mas com seu jeito mais sereno de agir. Outros nem tão experientes, mas cheios de vontade. Outros com bastante preocupação, mas muito empenho. Enfim, Senhor, cada um à sua maneira, falam a mesma coisa, falam coisas diferentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Uns dominam a classe, outros têm dificuldades de serem líderes. Uns somente passam, outros são referenciais, mas todos se propõem a estar aqui.
Mas todos são importantes, Senhor, sabemos disso. Precisamos de todos. Quanta falta fazem quando faltam. Peço por todos eles, Senhor.
Peço também pelos funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações, limpam o espaço onde convivemos grande parte de nossos dias, preparam alimentos que nos sustentam, nos prestigiam com um tão saboroso e esperado cafezinho, recolhem o lixo que fazemos, apagam as luzes que acendemos, enfim, cuidam mesmo de nós.
Pedimos pela direção, coordenação, pela secretaria da escola, que fazem a escola andar, acontecer. São eles que organizam toda vida funcional. São o pulmão desta escola.
Peço por todos nós, Senhor. Nós que estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranquilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais dolorosos. Dias fáceis, dias difíceis, dias muito difíceis. Mas estamos juntos. Todos no mesmo barco, na mesma escola. Precisamos, queremos paz.
Peço que esta escola saiba ser sempre acolhedora. Que eu saiba frequentá-la como se fosse uma grande mãe que quer me abraçar e me liberar somente no dia em que estiver preparado para voar. É isso.
Que esta escola possa ensinar a seus alunos muita coisa boa, ensinar português, matemática, história, geografia, valores, idiomas, arte, ciências, enfim, vocação.
Que os alunos possam entender que nasceram para voar e que o céu é grande para todos, não precisamos atropelar ninguém.
Que todos saibamos que não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse papel. Não precisamos de uma escola que nos transforme em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o voo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura.
Senhor, que na minha escola a semente se transforme em planta, em flor. Que todos nós que por aqui passarmos reconheçamos que aqui podemos ser felizes. Depende de mim, de você, de cada um. Dê-nos esta graça, Senhor.
Abençoa cada canto desta escola, Senhor. Abençoa as cores da parede, os quadros, a quadra, a sala da direção, da coordenação, a secretaria, a sala dos professores, os laboratórios, a biblioteca, a cozinha, até a cantina, cada sala de aula, cada corredor, os portões e portas e todos os que por eles entrarem e saírem. Que cada pessoa aqui seja importante para todas e todas sejam importantes para cada uma.
E, nessa oração, eu Vos peço Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo e deixando um pouquinho de nós a cada dia.
Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém! 


adaptado de: ORAÇÃO DA ESCOLA, de GABRIEL CHALITA

4 comentários:

Anônimo disse...

vou rezar todos os dias para minha escola também. muito bom

Professor Luiz disse...

Realmente, como estamos precisando de oração, e como é bonita viver nesta estação. Espero que todos possam fazer com o coração aberto e acreditando que este é o caminho.

Luiz Carlos

Anônimo disse...

Sensacional. É realmente preciso acreditar. Orou ontem, choveu hoje. Realmente, sinal de bênção. Vamos todos nos unir nesta corrente do bem.

Maria Eduarda.

Anônimo disse...

AMÉM!