terça-feira, 3 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO, "INDEPENDÊNCIA OU MORTE"?



7 DE SETEMBRO – “INDEPENDÊNCIA OU MORTE?”

Podemos encontrar muitas histórias, relatos e estudos sobre 7 de setembro, conforme podemos conferir em: 

Entre esses e tantos outros resultados que encontramos pesquisando na internet, gostaria de destacar o que encontrei no blog  http://historianovest.blogspot.com.br/search/label/Independ%C3%AAncia%20do%20Brasil, que traz um estudo do professor Ricardo Barros Sayeg (professor de História do Colégio Paulista (COPI). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Formado em História e Pedagogia pela mesma universidade). Ele descreve que poucos cidadãos sabem de fato o que aconteceu exatamente no dia 7 de setembro de 1822.
O professor Sayeg relata que a independência não foi um fato isolado, ou um acontecimento heroico, que teve na liderança de Dom Pedro a razão principal de sua existência. A independência do Brasil foi sim um dos muitos fatos que situou-se na crise do Antigo Regime europeu e do antigo sistema colonial, quando muitos países latinos americanos já haviam obtido a independência naqueles tempos. Além disso, desde o século XVIII, ocorriam diversas revoltas contra a metrópole portuguesa no Brasil, como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, que colocavam em xeque o poderio português na sua colônia americana. É sabido que, antes mesmo da chegada da corte portuguesa, em 1808, já se pensava na emancipação de nosso país. Em 1815, o Brasil foi elevado à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, e esse fato político, por si só, determinava uma nova condição para o país. Seguindo esse viés, o ano de 1822 foi uma etapa natural do processo de independência de uma nação submetida ao jugo de um povo europeu.

O QUADRO DO “GRITO DO IPIRANGA”

Talvez essa visão heroica dos acontecimentos que envolveram o 7 de setembro tenha sido eternizada pela pintura de Pedro Américo: Independência ou Morte, exposta no Museu Paulista. O quadro nos mostra a figura de Dom Pedro ao centro, num ato bravo, declarando nossa emancipação política. Entretanto, é por vezes desconsiderado o fato de que o quadro foi uma encomenda do Imperador Pedro II, que queria eternizar aquele momento-chave para a história brasileira. Dizem que Pedro Américo teria se inspirado em Ernest Meissonier, o que era comum aos pintores da época. O quadro de Pedro Américo é quase uma cópia de Napoleão III na Batalha de Solferino. (VEJA COMPARAÇÃO ABAIXO:) 

Para concluir esta postagem, uma charge que encontramos na internet, pesquisando pelo google. (encontrado em: http://emylefpereira.blogspot.com.br/2011/09/7-de-setembro.html)

Nenhum comentário: