sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O CIRCO (CIRCO ARGENTINO TEATRO PAÇOCA)



Como a maioria que está lendo esta postagem já deve ter conhecimento, nossa cidade teve o prazer de receber nestes dias o  "Circo Argentino Teatro Paçoca".   

Eu procurei  a trupe num de seus espetáculos, que tive a grata alegria de prestigiar - e me diverti bastante -  e os entrevistei para contar um pouco a todos amigos deste blog quem é o "circo".

 Fui gentilmente recebido pelo senhor Toni Costa , a quem comecei com a pergunta:




_Você que é o chefe da turma?

Ele, por sua vez, simpaticamente respondeu:

_Não, não sou o chefe, afinal, somos uma família.

Prosseguindo, pedi-lhe para falar um pouco da história do circo, e ele relatou:



_Nosso circo  foi fundado em meados de 1910 por Ascendino de Oliveira Costa, na cidade de Limeira, aqui em SP. 

O circo começou com ele, seus filhos e filhas, desenvolvendo um espetáculo com atrações circenses (mágico, malabarista, palhaço, dançarinas) e peças de teatro.
 Ascendino  foi o primeiro palhaço "Paçoca" desta família circense. Depois de algum tempo, infelizmente ele adoeceu e precisaram parar com o circo.
Ascendino veio a falecer, o que entristeceu imensamente a todos mas, passados alguns anos parados em Limeira, um dos filhos de Ascendino, chamado Argentino de Oliveira Costa, consegue convencer  os irmãos e o circo retoma a vida, agora com o nome de "Real Argentino Circus". 

E essa magia foi fazendo história, ganhando nome, conhecendo cidades e se fazendo conhecido por todo estado de São Paulo. 
Foi passando de geração em geração, então, tendo como o segundo palhaço "Paçoca", o filho de Ascendino,  Clovis Costa. Continuando a história, o terceiro palhaço foi  o neto de Ascendino,  Sidney Costa e, finalmente, seu bisneto Wesley Costa, que é quem está se apresentando aqui em Monte Aprazível.

Até o Chitãozinho e Chororó já se apresentaram no circo, por volta dos anos 70. Eles vinham para fazer o Show e o drama "O PISTOLEIRO DE AVA MARIA"



"O PISTOLEIRO DE AVA MARIA"
com CHITÃOZINHO E CHORORÓ


Agradeci muito à Toni Costa, que é neto de Ascendino, é pai de Wesley, e também é o mágico do circo atual.

Durante o intervalo da apresentação, procurei tomar um refrigerante, e para minha surpresa, eles cobram o preço normal de uma lanchonete local, assim como também para seus salgados, cachorro quente e até as lembrancinhas. Isto mostra que estão trabalhando com o preço justo. Todos sabemos que geralmente nesses eventos os preços são sempre elevados. Mais esse fato mostra que realmente amam o que estão fazendo. Precisam vender, pois não têm como manter um circo somente com os ingressos, afinal, família grande, funcionários, carros, manutenção, equipamentos, entre tantos outros gastos e, sabemos, o circo precisa sobreviver. E o melhor, com uma amiga da escola comentou, não maltratam animais, pois não precisam de nenhum animal para seus espetáculos. 

Finalizando, este circo deixou bem claro que:

"O simples sobressai ao exagero, o humilde agrada mais que o prepotente, a magia é a ilusão mais pura que faz o real ser a alegria, afinal, em sua simplicidade e  humildade arrancam gargalhadas não só das crianças, deixam bem claro o significado da palavra "humor" e dão orgulho a quem for chamado de "palhaço" a partir de então.  Nesta quinta-feira, no palco, mágico, palhaços, malabaristas, dançarina, apresentador, figurantes, Mônica, Cebolinha, Homem-Aranha, o homem que brinca com fogo, a peça "tropa de elite" e muita alegria. Na plateia, crianças, idosos, farmacêutico, professor, prefeito, mecânico, motorista, alunos, pais, mães, avós e muita risada e um gostinho de "quero mais" no final de cada número."



Obrigado a vocês. 

Valdinei Fernandes

Vejam abaixo mais fotos do espetáculo do circo aqui em Monte Aprazível: (clique na foto para vê-la melhor)























7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa quanto tempo esse circo existe ?

Anônimo disse...

Excelente professor Valdinei. Eu até poderia dizer que você está na profissão errada, que deveria ser jornalista, mas você também é um ótimo professor. Ficou dez essa matéria.

Anônimo disse...

professor Valdinei eu fui hoje no circo só por causa desta reportagem e adorei. Pedro

Unknown disse...

amei este circo. simples e muito envolvente. O palhaço paçoca é sínico e engraçado o tempo todo. Sínico no bom sentido, claro. Gozador, tira sarro e só de olhar pra ele a gente dá risada. Parabéns escola Feliciano por esta reportagem.

Anônimo disse...

professor este foi um dos mais alegres circos que já fui aqui em Monte. O palhaço passoka é d+. Fiquei com tanta saudade deles que até chorei ontem depois do último dia. Voltem logo.

Taty

Anônimo disse...

lindo, lindo, lindo. amei este circo. Voltem sempre. As dificuldades que tiveram aqui, por favor, não generalizem nossa gente, pois é uma meia dúzia de mal amados que têm inveja. A maioria é gente boa. é que os bons fazem menos barulho que os invejosos. Amo vocês.
Nayara.

Anônimo disse...

Poxa...tenho 62 anos e me lembbro qdo tinha 7 anos que ia neste circo na minha terra natal OURO VERDE-SP..e pra tirar o chapeu para essa familia...parabens..hoje esyao aqui onde moro Balsamo-sp.