sexta-feira, 5 de abril de 2013

ENTREVISTA COM "NIVALDO DIAS DA SILVA"



NOME: NIVALDO DIAS DA SILVA
NASCIMENTO: 28/06/1978
CIDADE NATAL: MARÍLIA
CIDADE RESIDÊNCIA: URÂNIA
ATIVIDADE PROFISSIONAL: DESENHAS E PINTURAS EM DIVERSAS FORMAS.

Nesta segunda entrevista, de uma série que vamos realizar aqui neste blog, ouvimos o "desenhista e pintor" que está realizando todo trabalho de pinturas nas paredes da Igreja Matriz de Monte Aprazível (Bom Jesus). Se bem que chamá-lo de desenhista e/ou pintor, é pouco, diante de todo talento que ele demonstra em seu trabalho. É uma verdadeira obra de arte. Um rapaz jovem, simpático, alegre, e que deixa bem claro, em seu comportamento, que ama o que está fazendo. Para ser entrevistado, Nivaldo interrompeu seu trabalho assim que foi chamado, desceu do andaime onde estava realizando a pintura, veio com muita alegria e respondeu prontamente, de forma cativante e bem-humorada, a todas as perguntas. No final ainda deixou uma mensagem para a comunidade aprazivelense. Acompanhem a entrevista e também se encantem com todo este trabalho. Depois de lerem suas respostas, façam uma visita à Igreja Matriz e conheçam de perto essa obra de arte e testemunhem como está ficando este trabalho que, com certeza, entrará para a história de nossa cidade:

blog:  _Nivaldo, podemos ver que seu trabalho é uma verdadeira arte. Você se recorda como esse talento despertou em sua vida?

Nivaldo: _Com certeza veio de meu pai, que é um pintor artístico também. Eu sempre me imaginei fazendo o mesmo e realmente isso aconteceu.

blog:  _Você deixou esse talento desenvolver em sua vida nas experiências de trabalho ou fez algum curso para isso?

Nivaldo: _Bom, todos sabemos que a primeira expressão do ser humano é o desenho. A primeira comunicação expressiva da criança é o desenho. Acho que todo mundo já fez uma cartinha para o pai, para a mãe, para algum tio, avós, e sempre, a primeira cartinha, antes mesmo de ser alfabetizado, foi o desenho. Comigo não foi diferente. Só que nunca parei com essa forma de comunicação. Em relação a estudo, fiz o curso de “Arte Figurativa”.  Já fui professor em Urânia, mas hoje meu maior trabalho é pintura de retratos. Já ganhei “MEDALHA DE OURO” no “Salão de Artes” em São José do Rio Preto. (veja matéria sobre esse feito em: http://www.diarioweb.com.br/eventos/corpo_noticia.asp?IdCategoria=42&IdNoticia=99953). Trabalho também com recuperação de imagens.

blog: _Já pensou em levar seu trabalho para fora do Brasil?

Nivaldo: _Até já recebi convites para isso. Fui convidado por um padre para ir pintar uma igreja na Itália, mas optei por ficar no Brasil, pois acho que ainda tenho muito que aprender antes de encarar a Itália, que é o berço dessa arte de pinturas sacras. E também sou casado, tenho 2 filhas, o que me fez optar. Amo minha vida e o trabalho que faço, então não julguei ser o momento ainda.

blog: _Existe algum momento de sua arte, ou algum trabalho, que você considera o mais importante de todos até hoje?

Nivaldo: _Tudo o que faço em relação à arte me dá muito prazer. Mas acredito que esta igreja, aqui em Monte Aprazível, será um dos mais importantes, pois a cidade fica próxima a São José do Rio Preto, um grande polo, e com certeza será uma porta aberta para muitos conhecerem e eu ter meu trabalho reconhecido no Estado de São Paulo e até mais. Sim. Posso dizer que este é o meu trabalho mais importante, principalmente pela confiança depositada em meu trabalho.
ALTAR CENTRAL JÁ COM PINTURA
CONCLUÍDA  PELO ARTISTA
 
Andaime dá ideia da dificuldade que o artista
passa para executar toda sua arte.


blog: _O que representa para você este trabalho que realiza?




Nivaldo: _Como já disse antes, o que faço me dá muito prazer. Amo o que faço, e não há maior realização para uma pessoa do que fazer o que gosta. Desenhar e pintar é para mim o “refúgio do mundo exterior”. É o que sei e gosto de fazer. Não penso em mudar de ramo.

blog: _Diria que é uma terapia para você?

Nivaldo: _Não. É uma realização, um prazer. Terapia para mim, acredite, é cozinhar! (risos). Tenho 2 filhas, uma de 7 e outra de 9 anos e elas são minhas fãs em degustação. Dizem até que preferem quando eu cozinho do que quando a mãe o faz. (risos) 

NIVALDO DIAS DA SILVA
ARTISTA TALENTOSO E  BEM HUMORADO, RECEBEU O PROFESSOR
VALDINEI, DURANTE A ENTREVISTA,
 COM BASTANTE ALEGRIA, SIMPATIA E BOM-HUMOR.

blog: _Existe um prazo para seu trabalho ou isso é imprevisível?

Nivaldo: _Sempre existe um prazo. É claro que também existem os imprevistos, alguns contratempos, mas o prazo é necessário até por uma questão de compromisso, de responsabilidade. Aqui nesta igreja meu prazo previsto foi de 9 meses. Pode passar um pouco, mas não devo distanciar muito disso.

blog: _Falando neste trabalho, como é todo processo de pintura? Você faz um esboço ou apenas reflete e já põe a mão à obra?

Nivaldo: _O processo é 24 horas por dia. Desde que sou chamado e me apresentam o local e me passam o pedido do que desejam, já começo a trabalhar em minha mente. Olho, reflito, imagino, calculo e a partir daí minha mente está trabalhando 24 horas diária. Posso estar tomando banho e pensando o desenho que farei, o ângulo da imagem, a cor que vou usar, o material que precisarei. O projeto começa na imaginação e se transforma em ação. Quando chego ao local do trabalho, já sei o que vou fazer. É só começar. Para você ter uma ideia, antes de fazer o primeiro traço eu já enxergo a igreja pronta.

blog: Este seu trabalho é um “Afresco”?

Nivaldo: _Não e sim. (risos). Embora exista toda uma técnica, o desenho e a pintura sejam uma arte, o afresco seria mais um técnica de pintura feita em uma base de gesso ou cal ainda úmida - por isso o nome "afresco", derivado da expressão italiana "fresco" - Por outro lado, afresco também é um termo popularmente usado para designar pinturas feitas noemalmente em igrejas e locais públicos de grandes extensões. Podemos então dizer que é um "afresco contemporâneo". (por que não?) 

PARTE DA OBRA DE NIVALDO NA IGREJA MATRIZ
DE MONTE APRAZÍVEL


blog: _A seu ver, a tecnologia atrapalha a arte?

Nivaldo: _A tecnologia vem para valorizar o que é feito. Veja esta entrevista. A tecnologia irá divulgar meu trabalho. Percebemos o que está extinto quando sentimos falta. Poucas pessoas fazem este tipo de trabalho, e a tecnologia pode ajudar a divulgar, fazer mais pessoas se interessarem. Eu quero divulgar isso. Então, a tecnologia não atrapalha.

blog: _Deixe uma mensagem para os amigos deste blog!

Nivaldo: _Monte Aprazível, peço paciência! Estou dando o meu máximo. As vezes pode parecer que estou demorando, mas o resultado final é muito mais importante do que a rapidez. Este trabalho não será para uma missa, uma celebração apenas. Será para uma vida toda. Será para a vida de uma comunidade, de uma cidade. Este trabalho será parte da história desta igreja. Então precisamos de paciência. As vezes, na arte, precisamos parar, pensar e, quando agirmos, fazer o melhor. Obrigado.

Vejam, a seguir, fotos do trabalho que está sendo realizado por Nivaldo na Igreja Matriz em Monte Aprazível:









Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, por esta entrevista. Maravilhoso. Todos deveriam ler.