segunda-feira, 24 de junho de 2013

ENTREVISTA COM "OSWALDINHO DE JESUS"

Professor Valdinei (entrevistador) com OSWALDINHO DE JESUS (entrevistado)


Apresentando, mais uma entrevista para este quadro do Blog da Escola Feliciano Sales Cunha. 






Iniciando a campanha por ocasião do “Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas” ou “Dia Nacional de Combate às Drogas”, conforme explicado em: http://nossaescolafelicianosalescunha.blogspot.com.br/2013/06/combate-as-drogas-dia-internacional-ou.html, a EMEB FELICIANO SALES CUNHA recebeu, no Centro Cultural, a palestra do Sr. Oswaldinho de Jesus, já no dia 19. 
Na oportunidade, ele ministrou duas palestras, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde, destinada aos adolescentes das 7ªs e 8ªs séries.
OSWALDINHO DE JESUS é um determinado e fiel combatente das drogas, responsável por um centro de recuperação de dependentes químicos, e  suas palestras marcantes, emocionantes e envolventes contagiam a todos, principalmente jovens e adolescentes, que o ouvem em suas histórias verídicas e testemunho próprio, por ser alguém que chegou ao "fundo do poço" e, milagrosamente, deu a volta por cima, venceu o mal das drogas e hoje luta com todas as forças para evitar que outros cometam o mesmo erro que ele cometeu há 40 anos. 
Presenciar sua palestra é se emocionar e compreender perfeitamente o mal que são as drogas.
 Dando continuidade a este trabalho, acompanhem abaixo a entrevista que ele nos concedeu com muita atenção, convicção e determinação. Vale a pena conferir! 

Valdinei Fernandes



NOME COMPLETO:  OSWALDO DE JESUS (mas ele mesmo assume que nem atende mais por Oswaldo, pois todos o chamam somente de Oswaldinho, mais precisamente de Oswaldinho de Jesus)
NASCIMENTO: 27/07/1949
CIDADE NATAL: ESTRELA D’OESTE (mudou-se ainda pequeno para Monte Aprazível e viveu aqui até os 14 anos)

CIDADE RESIDÊNCIA: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
ESCOLARIDADE: Ensino Médio incompleto
OCUPAÇÃO: Instrutor de formação profissional

Blog: _Geralmente, nas entrevistas, fazemos perguntas dos mais variados temas. Nesta, cujo foco principal é o combate às drogas, com um trabalho insistente e perseverante de prevenção, sua história pessoal de vida é um grande exemplo. Conte um pouco para os amigos deste blog:

OSWALDINHO DE JESUS: Conheci as drogas quando mudamos para São José do Rio Preto, aproximadamente em 1963. Na época eu tinha 14 anos. Vivi aprisionado nesse mal até o final de 1973, começo de 74. Lembro-me a data exata em que fui para uma casa de recuperação:  16 de janeiro de 1974. Então quer dizer que no início de 74 ainda usei drogas. Dessa data em diante, nunca mais utilizei nenhuma espécie de drogas.

Esses praticamente 10 anos que estive nas drogas vivi todas as experiências negativas que a droga nos traz, e que, na maioria das vezes, nos levam à morte, afetam nossa família, nossos amigos, nosso estudo, nosso trabalho, nossa saúde, nossa vida, enfim, acabam com nossa convivência em qualquer campo de nossa vida e, dificilmente escapamos vivos de uma experiência dessas. 

Eu perdi tudo o que tinha nessa época, maltratei minha família, humilhei meus pais, principalmente minha mãe, meus irmãos, abandonei estudos, acabei com minha saúde e nem é possível contar essas experiências numa entrevista, numa reportagem, por isso tenho um livro, chamado “DROGAS, EU SOBREVIVI”, onde conto todas as minhas experiências, para que sirvam de exemplo para que todos aqueles que lerem, principalmente jovens e adolescentes, entendam a maldição que são as drogas e se afastem dela definitivamente. 
Eu escapei por uma verdadeira obra de Jesus, um verdadeiro milagre, mas não é isso que acontece com a maioria das pessoas que se envolvem com esse mal. Por isso tenho essa obrigação de palestrar, testemunhar, ajudar todos os que eu puder enquanto eu viver.

Blog: _Eu acompanhei sua palestra, e realmente sou testemunha que é um relato de vida emocionante. Presenciei até alunos chorando enquanto você contava suas histórias verídicas, e com certeza isso é positivo para alertá-los quanto aos perigos das drogas. Quem quiser acompanhar um pouco desse testemunho, como podem ter acesso a seu livro?

OSWALDINHO DE JESUS: Meu livro pode ser conseguido diretamente comigo, ligando para (17) 9157-6173.


Blog: _Como você mesmo diz, as drogas, na grande maioria dos casos, é um caminho sem volta. E pior, um caminho pro fundo do poço, para a morte do usuário de muitas pessoas próximas a ele. Então, como é raro vermos grandes vitórias, fale um pouco: como você venceu? Como foi o primeiro momento que levou você a sair dessa?


OSWALDINHO DE JESUS: Eu tive uma experiência que, embora não tenha como religião, foi uma experiência com Deus. Eu tive um problema muito sério de saúde, além de todos outros que as drogas nos causam, que foi uma cirrose hepática, pois as drogas tinham acabado comigo por dentro. Estava internado no hospital com um agravante muito sério e os médicos, naquela noite, me deram somente 3 dias de vida, o tempo que a doença faria o que tinha de fazer e me levaria. Eu sentia muitas dores, dores terríveis, que me levavam a pensar mesmo que a morte seria um alívio. Mas ninguém quer morrer. Quando a gente fala que quer morrer, a gente quer é se livrar dos problemas e não da vida. Nessa época eu já tinha hemorragia interna, morrendo mesmo. No terceiro dia, gritei por Jesus, clamei por Deus, gritei, chamei mesmo. Foi quando um anjo do Senhor entrou no meu quarto, tocou em mim, me aliviou. É difícil explicar, é muito místico, muito pessoal, mas é o que aconteceu. Daquele dia em diante minha vida mudou. Quando voltei a fazer novos exames o médico simplesmente me deu alta, eu não tinha mais nada. Mas o médico disse: “QUERO SABER O QUE ACONTECEU!”. E me seguraram mais trinta e poucos dias internado. Sem drogas, no isolamento da Santa Casa, a recuperação foi acontecendo por dentro e por fora, no corpo e na alma. Nesse acontecimento, fazia 7 anos que eu estava fora de casa, tinha sido expulso de casa quando descobriram que eu usava e vendia drogas. Contei toda minha história ao médico e ele procurou minha família, pediu a meu pai uma nova oportunidade para mim, contou o ocorrido, e meu pai me aceitou de volta. E realmente eu nunca mais me aproximei das drogas. Porém, os traficantes continuaram a me procurar, então eu fui levado para a única casa de recuperação que se conhecia na época, que ficava em Goiânia, chamada Casa de recuperação Movimento Jovens Livres. Lá fiquei um ano, trabalhei, me desintoxiquei, me recuperei mesmo, e voltei para casa.


Blog: _Voltando para casa em São José do Rio Preto, o que fez para se ocupar?

OSWALDINHO DE JESUS: Comecei a trabalhar na recuperação de outros jovens dependentes. Foi praticamente uma promessa, um compromisso que fiz de trabalhar na prevenção contra as drogas por todos os dias de minha vida, até mesmo como uma recuperação de todos os males que eu mesmo causei a outros por causa de meu envolvimento com drogas. Criei a Betel, casa de recuperação Raquel, e intensifiquei nas palestras, nos testemunhos, escrevi meu livro, casei-me, tive filhos e hoje estou nessa caminhada como vocês puderam compartilhar.

Blog: _Você se casou logo que voltou de Goiânia?


OSWALDINHO DE JESUS: Não. Foi depois de 7 anos. Lembro-me que o pai dela não queria seu envolvimento comigo pois não acreditava em minha recuperação. Mas, graças a Deus, minha recuperação foi total mesmo.


Blog: _Nesta palestra, todos percebemos, por seu testemunho, que terrível é o que as drogas causam no ser humano. O que de mais terrível você julga que a droga o levou a fazer?

OSWALDINHO DE JESUS: Com certeza foi o mal para minha mãe. Cheguei a agredi-la com minhas atitudes, com minhas palavras e, pior, fisicamente. Por várias ocasiões as drogas falaram mais alto em meu coração do que a voz de minha mãe, mas o amor dela nunca me condenou. Ela chegou a ser agredida violentamente quando foi me procurar nas bocas de droga, eu presenciei e não intervi. Graças a Deus ela pode viver para presenciar minha recuperação e vitória contra as drogas. 
Se isso não tivesse acontecido teria sido insuportável para mim. Só Jesus que pode me proporcionar essa recuperação e esse perdão. Mais importante do que o perdão dos outros é eu próprio me perdoar, porque senão não recupero minha auto estima e não consigo vencer.

Blog: _Agradeço muito suas palavras sobre um assunto tão sério, delicado e necessário para todas as famílias, jovens e adolescentes. Então, para finalizar, deixe um recado especial para todos que nos acompanham neste blog:

OSWALDINHO DE JESUS: Você, talvez, que está lendo agora estas palavras, você que já acompanhou minhas palestras, leu meu livro, conhece um pouco de minha história, talvez se lembre de que eu já fiz palestras nos encontros de jovens aqui nas igrejas, na sede, e quero que saiba que eu continuo fazendo este trabalho, continuo ajudando a resgatar vidas do mundo das drogas, e fico cada dia mais feliz em poder ajudar.
 Como é bom poder ser útil à vida. 
Meu recado principal que deixo é simples: “DIGA NÃO ÀS DROGAS”.
 Tudo aquilo que passe perto, que envolve drogas, diga não. Não experimente, não use, não ofereça, não procure, não tenha curiosidade, não desenhe em seus cadernos de escola, não se sinta esperto por dizer que é a favor da legalização da maconha.
 Sabiam que o tipo de pessoas que os traficantes mais têm facilidade de envolver nas drogas são aqueles que mais se acham “espertos” em suas rodinhas de amigos? 
Você não precisa disso. Esperto de verdade é aquele que diz um NÃO bem grande para as drogas.
 Você precisa de seus pais, seus irmãos, seus amigos, seus estudos, seu trabalho e de seu Deus. Você precisa ser um vitorioso e as drogas só levam a perder. 
Abraço a todos. 













8 comentários:

Anônimo disse...

Excelente esta entrevista. Acredito que todos os alunos adolescentes ou não deveriam ler. Pena que está longe, Oswaldinho, senão iria tentar trazê-lo para nossa escola. Parabéns, escola por estas entrevistas.

Professora Elaine

Anônimo disse...

Muito boa esta entrevista e muito bom também o tema. Tomara que todos leiam e se concientizem do que é importante.

Maria Eduarda

Unknown disse...

Ótima entrevista em se tratando do objetivo que é o dia de combate às drogas. Oswaldinho de Jesus é um raro exemplo de que podemos dar a volta por cima então fica claro o conselho de nem experimentar. Que todas as escolas se aproveitem deste material. Muito boa escolha escola Feliciano.

Anônimo disse...

Parabéns, professor Valdinei. Se pessoas que gostam de criticar, criticar, criticar, e parece que só sabem fazer isso, resolvessem mostrar serviço igual você e alguns outros, mesmo que poucos, estão fazendo, com certeza não haveriam tantas críticas e sim mais resultados na educação.Você deixa bem claro que é com trabalho que iremos vencer. Devemos sim reivindicar, mas desde que não esqueçamos todo o resto, como por exemplo, trabalhar. Parabéns, mesmo. Não me identifico porque, infelizmente, a falsa democracia que vivemos neste país faria que insultos, ofensas e pior, uma discussão infundada viraria isto aqui. Então só expresso minha opinião e lhe parabenizo. Continue assim.

Alguém que ama Monte Aprazível

Professor Luiz disse...

MUITO OPORTUNA ESTA ENTREVISTA POR DOIS PONTOS: UMA PELO TEMA , MUITO PROPÍCIO, E OUTRA PELO ENTREVISTADO, QUE CONHEÇO MUITO BEM A PESSOA DELE E AINDA VOU LEVÁ-LO EM CURITIBA FALAR COM MINHA COMUNIDADE. VALEU.

Anônimo disse...

bom bom bom. muito bom

Luquinha

Anônimo disse...

ACHO INTERESSANTE QUE SE FOSSE UMA REPORTAGEM SOBRE BAIXARIAS TERIAM TROCENTOS COMENTÁRIOS MAS UMA REPORTAGEM CONTRA AS DROGAS SÓ TEM MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS. MAS EU LI E ADMIRO. PARABÉNS.

LUZIA SILVA (TABO0ÃO DA SERRA)

Anônimo disse...

é isso aó profe. arrasou. amei essa palestra e curti a entrevista. marcia