terça-feira, 4 de junho de 2013

ESCOLA FELICIANO FAZ AMIZADE NA ÁFRICA




A internet, como tudo nesta vida, pode ser boa ou ruim, depende de como fazemos uso dela. Para a Escola Feliciano, ela tem sido boa, haja visto a divulgação de nossos eventos, o compartilhamento de projetos educativos, a aproximação de amigos e a integração entre escola & comunidade, proporcionada por meio de redes sociais e de nosso blog. Entre esses e outros benefícios, que o bom uso da internet pode trazer, agora estamos descobrindo amigos distantes, realmente distantes.
 Recentemente, por virtude de nosso blog, fizemos uma grande amiga que tem acompanhado todas as nossas postagens e tem se comunicado conosco virtualmente. Trata-se de Yola Bruna Huate, uma jovem de 22 anos, universitária, que reside na província de Maputo, em Moçambique, situada na África Austral, que podemos identificar como "Sul da África".
Maputo, onde vive nossa mais nova amiga, tem uma população de aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes. 


Ela já nos adicionou no facebook.
Adicionou também o professor Valdinei e Rafa Gonçalves. O Rafa se tornou conhecido por ela em nossa última entrevista postada no blog, e ela afirmou ter gostado muito.  Com isso, ela é nossa convidada para a próxima entrevista deste blog. Isso é possível porque em Moçambique também se fala a Língua Portuguesa. Moçambique é um “Palop” (pertencente aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Duas das suas cidades, Maputo, a capital, onde vive Yola,  e a Ilha de Moçambique são igualmente membros da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas, também conhecida como “União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa”.
Através do facebook foi que convidamos nossa mais nova amiga a participar de nosso quadro de entrevistas, o que ela imediata e gentilmente aceitou. Estamos enviando as perguntas a ela e, pouco a pouco, está nos respondendo. Tão logo estejam todas respondidas serão postadas aqui.  Para demonstrar que realmente está animada com o convite, fez um cartaz  escrito à mão, saudando nossa escola, alunos e professores e nos enviou junto com uma foto sua. 
Conheçam, então, nossa nova amiga, distante a milhares de quilômetros e unida por este recurso chamado Internet!




6 comentários:

Professor Luiz disse...

Espetacular... esta iniciativa desta escola deve ser um exemplo para muitas outras. Isso é cultura. Com certeza isto abrirá caminho até mesmo para futuros intercâmbios. Parabéns, escola Feliciano. Parabéns, professor Valdinei.

Luiz Carlos

Anônimo disse...

que chik ein valdinei? tamos ficando internacionais.

Maria Eduarda

Anônimo disse...

muito bom saber que nosso nome está alcvançandoalém fronteiras

José Martins

Anônimo disse...

LINDA

Anônimo disse...

Iniciativas como essa simplesmente fazem a diferença em uma instituição escolar. Fico admirada em poder fazer parte daqui.

Anônimo disse...

Escola Feliciano, desculpe escrever no anonimato, mas é que se me identifico não teno sossego. Infelizmente estamos vivendo uma era onde a maioria de nossas mensagens estão sendo distorcidas e mal-interpretadas. Então, parabéns por todo este trabalho. Vocês são um exemplo de trabalho enquanto outros só sabem criticar. Tem sites que colocam uma foto e multiplicam por mil, mas não movem um dedo para agir. Parabéns, continuem com o trabalho deste blog. Eu ainda vou conhecer pessoalmente os administradores desta ferramente virtual. Parabéns. Não desanimem. Continuem sempre. PARABÉNS.
ass. UMA GRANDE AMIGA QUE NADA TEM A VER COM A ESCOLA OU COM A PREFEITURA, MAS AMA ESTA CIDADE.