terça-feira, 11 de junho de 2013

PROJETO "HORTA SUSTENTÁVEL" (INTERAGINDO COM O MEIO AMBIENTE)





A professora Katiany Costa, em parceria com as professoras Maria Helena Magro e Camila Vidotto, desenvolveram em 2012 um projeto dinâmico em respeito ao meio ambiente. Devido à necessidade de adquirir materiais e se organizar para desenvolvê-lo detalhadamente, conscientizando alunos e comunidade da importância do mesmo, começou a ser implantado na escola agora em 2013. Trata-se de um projeto muito oportuno por ocasião da consciência necessária em todos a respeito da preservação do meio ambiente e de um melhor aproveitamento do que ele nos oferece.  Com esta justificativa, e com grande empenho de todos, começaram a trabalhar o projeto de "Horta Sustentável",  um projeto com foco principal na interação entre todos com as fontes e recursos diversos do meio em que vivemos. Conforme reflexão sobre o referido projeto, sua realização direciona os envolvidos a uma aprendizagem diária, gerando uma observação e exigindo uma reflexão cotidiana por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa também proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que incentivem trabalho em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender. A seguir, a apresentação deste projeto












Projeto: "Horta sustentável" 
(interagindo com o Meio Ambiente)
EMEB FELICIANO SALES CUNHA

Professoras Coordenadoras: Katiany Costa, Maria Helena Magro e Camila Vidotto.


Objetivos 

- Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola através de:

1) redução da utilização de recursos naturais (água, energia);
2) redução do consumo de materiais recicláveis (descartáveis);
3) construção e manutenção de hortas ecológicas reutilizando materiais recicláveis ou não.


- Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e sua importância no processo educativo.


- Para os alunos: Educação Ambiental, desenvolvimento de práticas diárias de sustentabilidade, desenvolvimento da importância da preservação e conservação de recursos naturais.


- Para a comunidade do entorno:  Promover o conhecimento de práticas sustentáveis, incentivar e ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação e certificar de que nossa escola se preocupa com a relação educativa entre o Homem x Natureza.


Conteúdos de Gestão Escolar

- Administrativo : Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos, da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas) e local apropriado para construção das hortas.

- Comunidade:  Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e reutilização de materiais recicláveis para fins de consumo próprio.

- Aprendizagem:  Desenvolver  habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos da redução de energia, água e geração de resíduos e sua importância dessas para com o meio ambiente.


Período: estimado em 1 ano.

Material necessário

Contas de luz e água, planilha com os dados de consumo de materiais descartáveis (papel e copos), cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, canecas de acrílico, garrafas Pet, pneus usados, mudas de plantas medicinais, ervas, temperos e verduras e legumes em geral ( a escolher pelos professores representantes e comunidade escolar), terra e adubo orgânico.


Desenvolvimento 

1ª etapa:  Planejamento em equipe:
Reunir professores e funcionários para expor as ideias sustentáveis propostas, sua importância para a educação e ao meio ambiente e esclarecer possíveis duvidas que venham surgir. Explicar quais serão as mudanças ocorridas do dia a dia da comunidade escolar (mudança de hábitos) e receber críticas e sugestões de todos.

2ª etapa: Trabalhar as ideias em sala de aula:
Expor as ideias propostas aos alunos, os objetivos do projeto e sua importância.



3ª etapaImplantação:
Começar os trabalhos propostos com a ajuda dos alunos, professores e funcionários. 

4ª etapa: Avaliação dos resultados:
Avaliar os resultados obtidos, verificando a eficácia dos métodos escolhidos e, caso necessário, propor novos métodos para melhorar os resultados.

5ª etapa: Divulgação dos resultados:
Resume-se em divulgar os resultados obtidos, esclarecendo se os objetivos foram alcançados, aos alunos, comunidade escolar e comunidade em geral através de folhetins, jornais e/ ou reuniões ( a decidir).






3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, escola feliciano. Tô gostando de ver.

Anônimo disse...

LINDO, LINDO, LINDO. Essa escola está de parabéns.

Maria Eduarda

Anônimo disse...

EU AJUDEI A PROFESSORA KATIANY