A professora Katiany Costa, em parceria com as professoras Maria Helena Magro e Camila
Vidotto, desenvolveram em 2012 um projeto dinâmico em respeito ao meio
ambiente. Devido à necessidade de adquirir materiais e se organizar para desenvolvê-lo
detalhadamente, conscientizando alunos e comunidade da importância do mesmo,
começou a ser implantado na escola agora em 2013. Trata-se de um projeto muito
oportuno por ocasião da consciência necessária em todos a respeito da
preservação do meio ambiente e de um melhor aproveitamento do que ele nos
oferece. Com esta justificativa, e com grande empenho de todos, começaram
a trabalhar o projeto de "Horta Sustentável", um projeto com foco principal na
interação entre todos com as fontes e recursos diversos do meio em que vivemos.
Conforme reflexão sobre o referido projeto, sua realização direciona os
envolvidos a uma aprendizagem diária, gerando uma observação e exigindo uma
reflexão cotidiana por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa também proporcionar possibilidades
para o desenvolvimento de ações pedagógicas que incentivem trabalho em equipe, explorando
a multiplicidade das formas de aprender. A seguir, a apresentação deste projeto:
Projeto: "Horta sustentável"
(interagindo com o Meio Ambiente)
EMEB FELICIANO SALES CUNHA
Professoras Coordenadoras: Katiany Costa, Maria Helena Magro e Camila Vidotto.
Objetivos
- Geral: Implantar práticas sustentáveis na
escola através de:
1) redução da utilização de recursos naturais (água, energia);
2) redução do consumo de materiais recicláveis (descartáveis);
3) construção e manutenção de hortas ecológicas reutilizando
materiais recicláveis ou não.
- Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e sua importância no processo educativo.
- Para os alunos: Educação Ambiental, desenvolvimento de práticas diárias de sustentabilidade, desenvolvimento da importância da preservação e conservação de recursos naturais.
- Para a comunidade do entorno: Promover o conhecimento de práticas sustentáveis, incentivar e ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação e certificar de que nossa escola se preocupa com a relação educativa entre o Homem x Natureza.
Conteúdos de Gestão Escolar
- Administrativo : Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos, da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas) e local apropriado para construção das hortas.
- Comunidade: Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e reutilização de materiais recicláveis para fins de consumo próprio.
- Aprendizagem: Desenvolver habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos da redução de energia, água e geração de resíduos e sua importância dessas para com o meio ambiente.
Período: estimado em 1 ano
Material necessário
Contas de luz e água, planilha com os dados de consumo de materiais descartáveis (papel e copos), cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, canecas de acrílico, garrafas Pet, pneus usados, mudas de plantas medicinais, ervas, temperos e verduras e legumes em geral ( a escolher pelos professores representantes e comunidade escolar), terra e adubo orgânico.
Desenvolvimento
1ª etapa: Planejamento em equipe:
Reunir professores e funcionários para expor as ideias
sustentáveis propostas, sua importância para a educação e ao meio ambiente e
esclarecer possíveis duvidas que venham surgir. Explicar quais serão as
mudanças ocorridas do dia a dia da comunidade escolar (mudança de hábitos) e
receber críticas e sugestões de todos.
2ª etapa: Trabalhar as ideias em sala de aula
Expor as ideias propostas aos alunos, os objetivos do projeto e
sua importância .
3ª etapa: Implantação:
Começar os trabalhos propostos com a ajuda dos alunos, professores e funcionários.
4ª etapa: Avaliação dos resultados
Avaliar os resultados obtidos, verificando a eficácia dos métodos
escolhidos e, caso necessário, propor novos métodos para melhorar os resultados .
5ª etapa: Divulgação
dos resultados :
Resume-se em divulgar os resultados obtidos, esclarecendo se os
objetivos foram alcançados, aos alunos, comunidade escolar e comunidade em
geral através de folhetins, jornais e/ ou reuniões ( a decidir).
3 comentários:
Parabéns, escola feliciano. Tô gostando de ver.
LINDO, LINDO, LINDO. Essa escola está de parabéns.
Maria Eduarda
EU AJUDEI A PROFESSORA KATIANY
Postar um comentário